! Confiança dos empresários alemães sobe pela 2ª vez seguida - 25/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/05/2009 - 08h41

Confiança dos empresários alemães sobe pela 2ª vez seguida

Munique, 25 mai (Lusa) - O índice de confiança dos empresários alemães subiu em maio pelo segundo mês consecutivo, estabelecendo-se em 84,2 pontos, contra 83,7 em abril, anunciou nesta segunda-feira o instituto de conjuntura IFO.

Os economistas consultados pela agência de notícias Bloomberg apontavam para uma subida mais acentuada, para os 85 pontos. O índice tinha recuado em março para um mínimo de 26 anos, nos 82,2 pontos.

O índice das expectativas dos empresários subiu para 85,9 pontos contra 83,9 em abril.

Os planos de apoio à economia realizados pelo governo alemão e os cortes das taxas de juro do BCE, assim como uma recuperação das bolsas estão contribuindo para o aumento da confiança dos empresários, embora não haja ainda sinais concretos de uma estabilização da economia.

"As expectativas assinalam que estamos a aproximar-nos de um ponto de viragem, embora a situação atual continue fraca", afirma o chefe economista do Ifo, Gernot Nerb, no comunicado de divulgação do índice.

"Vamos de certeza propor mais cortes das taxas de juro, para descer abaixo dos 0,5%", acrescentou.

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu este mês a sua principal taxa diretora para o mínimo histórico de 1%, apesar de não descartar um novo recuo.

O IFO é calculado na base em uma pesquisa mensal junto de 7 mil empresários alemães.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host