! Ministro luso elogia medidas da UE para produtores de leite - 25/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/05/2009 - 17h51

Ministro luso elogia medidas da UE para produtores de leite

Bruxelas, 25 mai (Lusa) - O ministro português da Agricultura, Jaime Silva, elogiou nesta segunda-feira, em Bruxelas, a decisão da Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia) de antecipar alguns pagamentos aos produtores de leite europeus, mas avisou que o bloco tem de se manter alerta se a queda nos preços continuar.

"Foi a medida que pedimos e ela vai na boa direção, mas a Comissão Europeia tem de continuar alerta e não excluir novas medidas porque se a queda nos preços continuar muitas explorações tornar-se-ão inviáveis", disse Jaime Silva, no final de uma reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia.

A Comissão Europeia anunciou, nesta segunda-feira, algumas medidas técnicas de apoio aos agricultores e produtores europeus, principalmente do setor de laticínios, que têm manifestado a sua indignação pela redução dos preços no setor, mas continua recusando grandes alterações no modo de gestão deste segmento.

Durante a reunião, a comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer Boel, revelou que deu instruções aos seus serviços para "antecipar" para 16 de outubro os subsídios da Política Agrícola Comum (PAC) aos produtores europeus de leite.

Subsídios

A UE pretende que os agricultores ou produtores de leite possam receber até 70% do subsídio total a que tinha direito no quadro da ajuda direta comunitária que depende da superfície da sua exploração já em outubro, sem ter de esperar pelo prazo normal, de dezembro até junho do próximo ano.

No caso de Portugal essa antecipação poderá ser de 32,9 milhões de euros (R$ 93,45 milhões no câmbio atual) caso seja considerado que as ajudas totais são de cerca de 47 milhões (R$ 133,5 milhões). Esta proposta tem de ser agora ratificada pelo Comitê de Gestão Agrícola da UE. A Comissão Europeia também afirmou que está estudando a possibilidade de tomar novas medidas, mas sem revelar detalhes.

Os preços ao produtor de leite têm baixado a um ritmo que se acelerou a partir de março deste ano. Nesta segunda-feira, os produtores de leite se manifestaram em várias cidades europeias

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host