! Primeira greve no BC europeu é marcada para 3 de junho - 25/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/05/2009 - 08h51

Primeira greve no BC europeu é marcada para 3 de junho

Frankfurt, 25 mai (Lusa) - O único sindicato dos funcionários do Banco Central Europeu (BCE) convocou uma greve de uma hora e meia para 3 de junho, a primeira na história da instituição monetária sediada em Frankfurt, na Alemanha.

No centro das negociações entre sindicato e direção está a reforma do estatuto dos empregados do BCE, sobretudo o sistema de aposentadorias.

O movimento de greve, que será objeto de uma manifestação, servirá para "chamar a atenção sobre o déficit democrático no BCE", segundo um comunicado do sindicato Ipso divulgado no domingo.

O Ipso, que diz representar 40% dos 1,5 mil funcionários permanentes da entidade, exige negociações e a conclusão de um acordo coletivo sobre o plano de aposentadorias.

O estatuto particular do BCE, diferente do das outras instituições europeias, confere-lhe um direito de trabalho muito mais flexível, aponta o Ipso.

Em 2 de abril, sem apelar à greve, cerca de 500 empregados do BCE já haviam se manifestado pelas mesmas razões na frente do edifício da instituição.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host