! Em Portugal, só 5 regiões superam desenvolvimento nacional - 26/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/05/2009 - 10h43

Em Portugal, só 5 regiões superam desenvolvimento nacional

Lisboa, 26 mai (Lusa) - Apenas as cinco sub-regiões da Grande Lisboa, Pinhal Litoral, Baixo Vouga e Beira Interior Sul e Baixo Mondego, das 30 sub-regiões de Portugal, superaram a média nacional num índice do INE que mede o desenvolvimento regional.

O Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR), que foi divulgado pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), reporta a 2006 e mostra que apenas as cinco sub-regiões citadas, por ordem hierárquica, ficaram acima da média do país, com o índice mostrando uma "imagem assimétrica" no que diz respeito ao desenvolvimento global e à competitividade.

Já do ponto de vista da coesão, a situação é "mais equilibrada", assim como do ponto de vista da qualidade ambiental, "ainda que em menor escala", indica o relatório.

O INE explica que a existência de assimetrias interregionais "mais intensas" na competitividade reflete "um processo em que 17 sub-regiões convergiram relativamente ao nível de desempenho nacional" entre 2004 e 2006.

Além disso, ocorre a "diferenciação entre o Litoral e o Interior, com dominância do Litoral" ainda no que diz respeito à competitividade.

Quanto à qualidade ambiental, o interior revela "desempenhos mais favoráveis", enquanto na coesão há "uma realidade mais equilibrada coexiste com alguma predominância de sub-regiões do Sul e centro Sul face ao Norte", acrescenta o INE.

Os resultados mostram ainda que a Grande Lisboa "é a única sub-região que se situa acima da média em todos os índices", sendo "a Lezíria do Tejo e o Algarve as únicas que ficam abaixo da média em todos os índices".

Por outro lado, o estudo aponta ainda que, entre 2004 e 2006, o índice que registrou maior crescimento foi o da qualidade ambiental, com um aumento de 1%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host