! Espanha acelera obras públicas para combater crise econômica - 26/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

26/05/2009 - 08h54

Espanha acelera obras públicas para combater crise econômica

Madri, 26 mai (Lusa) - O governo espanhol anunciou nesta terça-feira que vai acelerar os projetos de obras públicas, com o objetivo de criar empregos diretos e indiretos e combater a crise econômica no país.

Segundo explicou o ministro espanhol do Fomento, José Blanco, o executivo está a elaborar um plano mais acelerado dos projetos de obras públicas previstos para este ano.

Trata-se da antecipação da execução de obras para "favorecer a atividade e liquidez das empresas, para assim contribuir para a criação de emprego nestes momentos de dificuldade".

Para Blanco, são de "especial importância" as políticas de investimento em infra-estruturas e transportes porque "difundem os benefícios amplamente pelo tecido econômico", gerando o "tão necessário" emprego direto e indireto e favorecendo a modernização e coesão territorial do país.

O plano inclui a aceleração de obras em estradas, com 60 projetos avaliados em 600 milhões de euros, além de outras medidas.

O governo espanhol projeta ainda três novos programas intensivos no uso de mão-de-obra e com "impacto social", incluindo os melhoramentos o acesso aos serviços ferroviários, modernizar e reformar as estações de trem e limpar e melhorar a integração ambiental dos acessos ferroviários nas grandes cidades.

Entre outras medidas, Madri está ainda estudando congelar as taxas aéreas - apesar de estarem entre 5 e 25 pontos abaixo da média europeia - para reativar o setor aéreo.

Haverá ainda um aumento de bonificação de entre 15% e 30% nas ligações aéreas com as Canárias, Baleares e Melilla.

Empresas aéreas que consigam aumentar o número de passageiros transportados para Espanha no segundo semestre de 2009, em relação ao ano anterior, terão ainda uma bonificação de 100% na tarifa de passageiros no momento correspondente ao aumento de tráfico.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host