! Crise indica recessão significativa, diz BC português - 27/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/05/2009 - 08h11

Crise indica recessão significativa, diz BC português

Lisboa, 27 mai (Lusa) - O presidente do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, alertou nesta quarta-feira que a crise vai continuar e que há fatores, tanto da parte dos agentes econômicos, como do setor financeiro, que apontam para uma recessão mundial significativa.

"Estamos numa fase da crise que se caracteriza pela passagem da crise financeira para a crise econômica e de esta vir de novo a levar a problemas no setor bancário em todo o mundo", afirmou.

Constâncio disse que, da parte dos agentes econômicos, se registram fatores como a contenção de despesas, liquidação de ativos e fragilidades de balanços.

Além disso, afirmou Constâncio, ocorre também a desvalorizações de ativos que obrigam a um ciclo de liquidação, perdas. O principal resultado disso é a restrição ao crédito.

"Todos estes fatores convergem para uma recessão mundial significativa", declarou o presidente do BC luso, acrescentando que os indicadores econômicos disponíveis "são extraordinariamente incertos".

Constâncio considerou que só não estamos num cenário igual ao de crises anteriores, com muitas falências no setor financeiro, devido às medidas tomadas pelos governos, Banco Central Europeu (BCE) e outras entidades que atuaram para garantir a liquidez no mercado.

Ele também afirmou que este é "um momento de desafio às sociedades", que as circunstâncias atuais podem provocar "problemas sociais muito difíceis de resolver" e que, por isso, "esta problemática deve estar no centro das preocupações das políticas que forem tomadas".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host