! GM dá autonomia à Opel para que seja vendida sem dívidas - 27/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/05/2009 - 09h04

GM dá autonomia à Opel para que seja vendida sem dívidas

Em Berlim
O conselho de administração da Opel decidiu nesta quarta-feira (27) transferir as fábricas europeias, direitos e patentes da General Motors (GM) norte-americana para a alemã Adam Opel AG, condição prévia para vender a marca alemã.

"Graças à transferência, a nova Adam Opel GmbH, sem dívidas, poderá criar uma parceria com um eventual investidor", disse o presidente da comissão de trabalhadores e membro do conselho de administração da marca, Klaus Franz.

A GM confirmou também, através de um porta-voz, a decisão de libertar a Opel, que adquiriu há 80 anos, no auge da primeira grande crise econômica mundial.

A procura de um investidor para a Opel, que emprega mais de 50 mil trabalhadores na Europa, metade dos quais na Alemanha, está na fase decisiva.

Hoje à noite, o governo alemão reúne-se com representantes da GM, do departamento do Tesouro dos Estados Unidos e ainda dos governadores estaduais das quatro regiões alemãs onde há fábricas da Opel para decidir qual é o seu investidor preferido para a empresa.

A montadora italiana Fiat, o fabricante de componentes automóveis austro-canadense Magna, o investidor financeiro norte-americano Ripplewood e o fabricante automóvel chinês BAIC apresentaram propostas para adquirir a Opel, com garantias bancárias da Alemanha.

O executivo alemão se recusou a nomear um favorito, e advertiu que, mesmo se nenhuma das propostas for insatisfatória, é preferível a Opel entrar em processo de falência controlada.

Porém, a decisão final cabe à GM, única acionista da Opel, em grave risco de falência, se não apresentar até 1º de junho um plano de saneamento exequível ao governo norte-americano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host