! UE pretende reformar sistema de supervisão financeira - 27/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/05/2009 - 12h11

UE pretende reformar sistema de supervisão financeira

Bruxelas, 27 mai (Lusa) - A Comissão Europeia (braço executivo do bloco europeu) apresentou nesta quarta-feira propostas para reforçar a supervisão financeira no continente, através de uma "reforma profunda" do sistema atual que espera evitar crises no futuro.

"É agora ou nunca", afirmou o presidente do executivo europeu, José Manuel Durão Barroso, acrescentando que "uma melhor supervisão dos mercados financeiros transfronteiriços é essencial por razões éticas e econômicas".

Bruxelas pretende que, no futuro, novos organismos pan-europeus possam ter uma maior influência na regulação do setor financeiro dentro de cada país.

O órgão quer reformar a arquitetura atual através da criação de um Conselho Europeu do Risco Sistêmico, que é encarregado da supervisão macroeconômico e é também capaz de advertir as autoridades nacionais quando detectados problemas graves.

Esse Conselho seria dirigido pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE) e os presidentes dos bancos centrais da União Europeia também seriam envolvidos.

A Comissão Europeia também propõe a criação até 2010 de um Sistema Europeu de Supervisão Financeira que ligará as autoridades nacionais de supervisão e com o objetivo de facilitar a harmonização da regulamentação e a coerência das várias práticas nacionais.

Estas medidas serão agora examinadas em junho pelos ministros das Finanças da UE e pelos líderes europeus antes de Bruxelas avançar com propostas legislativas concretas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host