! Déficit público luso ficará entre 3,5% e 4%, prevê agência - 28/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/05/2009 - 09h16

Déficit público luso ficará entre 3,5% e 4%, prevê agência

Lisboa, 28 mai (Lusa) - A agência de notação financeira Standard and Poors tem perspectivas um pouco mais otimistas do que as que o governo português tem apresentado em relação ao déficit público luso, prevendo num valor entre os 3,5% e os 4% do PIB em 2009.

"Apontamos para um declínio acentuado do déficit público em Portugal, que poderá variar entre os 3,5% e os 4%, quando as últimas estimativas oficiais das autoridades portuguesas apontam para um valor de 3,4% [valor revisto recentemente em alta, para 5,9%]", revelou Trevor Cullinan, diretor da agência.

"O grande problema da economia portuguesa é a falta de crescimento da produtividade", afirmou Cullina. Atualmente, a agência concede a nota "A+" para Portugal.

A Standard and Poors estima que a queda do PIB português se estenda, pelo menos, para 2010, prevendo uma média negativa para os próximos dois anos em relação ao crescimento econômico.

"O PIB per capita português está na média europeia", frisou Cullinan, acrescentando que "a fraca diversificação da atividade econômica, os custos trabalhistas e o fraco crescimento da produtividade" são os principais inimigos de uma retomada econômica mais acelerada.

Ele indicou ainda para o "elevado nível de endividamento do setor empresarial privado" em Portugal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host