! Queda de preços ao consumidor cresce na zona do euro - 28/05/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/05/2009 - 19h32

Queda de preços ao consumidor cresce na zona do euro

Bruxelas, 28 mai (Lusa) - Os preços ao consumidor na Bélgica recuaram em maio pela primeira vez desde dezembro de 1960, uma tendência que começa a se generalizar na Europa com a crise e deve ser mantida durante alguns meses.

Os preços na Bélgica recuaram em maio 0,37%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo os dados publicados pelo ministério belga da Economia.

A última vez em que um desempenho negativo foi registrado aconteceu em dezembro de 1960, quando houve uma queda de 0,17%.

A estimativa oficial é que a inflação "se mantenha negativa até outubro", além de uma previsão de uma inflação média de 0,3% em 2009. A inflação belga atingiu em julho para o nível mais alto em 24 anos, 5,91%, antes de recuar na sequência da queda dos preços da energia.

A inflação desacelerou muito na zona do euro nos últimos meses, para atingir em março e abril um mínimo histórico de 0,6%.

Em maio, a Espanha registrou seu terceiro mês consecutivo de recuo dos preços. A inflação na Irlanda, o país da zona do euro atingido mais duramente pela crise econômica, está negativa desde janeiro.

Na Alemanha, maior economia da zona do euro, os preços não registraram alterações em maio, o que não acontecia desde abril de 1987, segundo dados provisórios publicados na quarta-feira.

A possibilidade de uma "inflação negativa" na zona do euro já fora cogitada pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host