! Emirados têm interesse em computador luso, diz ministro - 02/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

02/06/2009 - 09h18

Emirados têm interesse em computador luso, diz ministro

Lisboa, 2 jun (Lusa) - O ministro português da Economia, Manuel Pinho, disse, ao partir para uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, que os árabes têm interesse no computador Magalhães e no quadro eletrônico produzidos por Portugal.

"O Governo [dos Emirados Árabes] está interessado no computador Magalhães e no quadro eletrônico. Vamos fazer uma demonstração de funcionamento no Ministério da Educação no Dubai", declarou o ministro.

Em declarações aos jornalistas, Pinho afirmou que o ministro das Relações Exteriores dos Emirados, xeque Abdullah bin Zayed Al Nayyan, quando visitou Portugal, em maio, ficou tão "impressionado" com a tecnologia que levou um computador com ele.

Do programa da visita oficial de três dias, a convite dos Emirados Árabes Unidos, Manuel Pinho destacou o papel das energias renováveis e do turismo, em que o objetivo é "convidar os residentes dos Emirados a virem a Portugal para investir e aos fundos imobiliários para fazerem investimentos no turismo".

Agenda

O ministro da Economia e Inovação inicia uma visita oficial aos Emirados de Abu Dhabi e de Dubai com o objetivo de encontrar novas oportunidades de negócio entre os dois países.

A visita integra uma comitiva empresarial de 13 empresas de vários setores, que o representante do Governo luso acompanhará em várias reuniões com autoridades governamentais e com empresários locais.

Manuel Pinho viaja acompanhado pelas principais empresas da área da energia, uma grande aposta dos Emirados Árabes Unidos, que querem ser a sede da Agência Internacional das Energias Renováveis e que se pretendem afirmar como uma referência global no processo de transição para as energias limpas.

EDP, Galp Energia, REN, Visabeira e DST foram as escolhidas para divulgar o que Portugal está fazendo em matéria de energias renováveis.

Sendo o turismo uma das principais atividades dos Emirados Árabes Unidos, o ministro da Economia integrou na comitiva empresarial três grandes referência portuguesas do setor: o grupo Pestana, Vila Galé e Amorim Turismo.

O turismo está também representado pelo presidente da agência Turismo de Portugal, Luís Patrão, e pela coordenadora do programa Art Algarve, Guta Moura Guedes.

As novas tecnologias estarão representadas por três empresas do Norte: JP Sá Couto, a fabricante do computador Magalhães, a Microfil, responsável pela Plataforma Camões para a gestão de dados em salas de aula, e a Cabelte, fabricante de fibra óptica.

Encontros

Da agenda da visita a Abu Dhabi, constam reuniões setoriais com representantes do Ministério da Energia, o Ministério do Comércio Externo, o Departamento do Turismo e a Câmara do Comércio.

Em Dubai, a cidade mais populosa da Federação, Manuel Pinho tem agendadas reuniões com o Ministério da Educação e da Economia e com o Departamento de Turismo.

As relações entre Portugal e os Emirados Árabes Unidos têm sido reforçadas. No início de maio, os dois países assinaram um memorando de entendimento que prevê a abertura de embaixadas recíprocas ainda neste ano.

Do ponto de vista econômico, Lisboa pretende dinamizar a entrada de empresas portuguesas num dos Estados mais ricos do mundo e captar investimento estrangeiro para Portugal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host