! BC amplia sua previsão de queda do PIB da zona do euro - 04/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/06/2009 - 11h16

BC amplia sua previsão de queda do PIB da zona do euro

Frankfurt, 4 jun (lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) reviu nesta quinta-feira em forte baixa as suas previsões para a economia da zona do euro, com uma recessão esperada de 4,6% em 2009, anunciou o seu presidente, Jean-Claude Trichet.

Nas previsões anteriores, divulgadas em março, o BCE apontava para uma quebra de 2,7% do PIB (produto interno bruto) do conjunto dos países da moeda única.

A contração esperada pelos economistas do BCE é superior à antecipada pela Comissão Europeia, que nas suas previsões da Primavera, divulgadas há um mês, apontava para uma quebra da riqueza produzida na zona euro de 4%.

O BCE reviu também em baixa a previsão de crescimento para 2010, esperando agora uma contração - de 0,3% - quando apontava antes para um crescimento nulo.

Aqui também a previsão é pior do que as estimativas da Comissão, que nas suas previsões da Primavera apontava para um quebra de 0,1%.

A previsão de inflação para 2010 foi revista em baixa para 0,3%, contra 0,4%, com os economistas do BCE mantendo para 2010 a expectativa de uma subida dos preços de 1%.

O executivo de Bruxelas espera uma inflação de 0,4% em 2009, e de 1,2% em 2010.

As novas previsões foram divulgadas pelo presidente do BCE na conferência de imprensa dada após o anúncio das decisões do conselho dos governadores sobre as taxas de juro.

Como esperado pelos analistas, a instituição optou pela manutenção das taxas, com a principal taxa diretora em 1%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host