! Zona do euro voltará a crescer em meados de 2010, diz BC - 04/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/06/2009 - 14h42

Zona do euro voltará a crescer em meados de 2010, diz BC

Frankfurt, 4 jun (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, mostrou-se nesta quinta-feira confiante no regresso da economia da zona euro a taxas de crescimento trimestrais positivas a partir de meados do próximo ano.

"Informações recentes indicam que, após dois trimestres de crescimento negativo este ano, a economia vai contrair-se a um ritmo muito menos negativo", disse Trichet, acrescentando que "uma taxa de crescimento positiva é esperada em meados de 2010".

O presidente do BCE falava na tradicional conferência dada após a decisão sobre as taxas de juro, que o conselho de governadores manteve inalteradas, com a principal taxa diretora ficando no mínimo histórico de 1%.

Trichet lembrou que a atividade econômica dos países do euro sofreu uma contração de 2,5% no primeiro trimestre do ano em relação ao ciclo anterior, um dos fatores que levou os economistas do BCE a rever as previsões para a zona.

Por isso, era esperado uma recessão de 4,6% em 2009 contra os 2,7% negativos esperados nas previsões anteriores, que foram divulgadas em março.

Inflação

O BCE reviu também em baixa os prognósticos para a inflação devido à fraqueza da atividade econômica e da queda dos preços das matérias-primas, para 0,3% este ano (contra 0,4% antes). Para 2010, foi mantida a previsão de uma inflação de 1%.

Em relação ao aumento de preços, Trichet disse ter sido confirmado que os desenvolvimentos na frente dos preços estavam marcados pelo enfraquecimento da economia e assim continuarão.

Trichet anunciou ainda que a entidade comprará obrigações por um volume de 60 bilhões de euros diretamente no mercado primário.

Ele também assegurou que o conselho de governadores tomou a decisão por unanimidade e que a compra deverá centrar-se em obrigações garantidas com vencimento entre 3 e 10 anos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host