! PIB alemão sofrerá contração de 6,2% em 2009, prevê BC - 05/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

05/06/2009 - 08h15

PIB alemão sofrerá contração de 6,2% em 2009, prevê BC

Berlim, 5 jun (Lusa) - O Produto Interno Bruto alemão (PIB) deverá cair 6,2% em 2009, segundo previsões divulgadas nesta sexta-feira pelo Bundesbank (Banco Central alemão), traçando assim um cenário pior do que o esperado por Berlim e pelos institutos de economia.

Tanto o Executivo como os principais centros de pesquisa econômica apresentaram recentemente previsões de queda do PIB de 6% para este ano.

Após um primeiro trimestre "devastador", a tendência de queda da economia alemã poderá se atenuar, no entanto, ao longo do ano, indica o Bundesbank.

"Ainda é cedo para levantar o alerta geral", disse hoje, em Frankfurt, o presidente do Bundesbank, Axel Weber, durante a apresentação das novas previsões.

Quanto a uma autêntica virada da recessão, só deverá ocorrer no final de 2010, adiantou o chefe do banco central.

A crise agravará ainda mais o desemprego, que em meados de 2010 deverá rondar os 4,4 milhões de pessoas, mais um milhão do que no final da última primavera.

Só na frente dos preços haverá boas notícias para os consumidores, porque a taxa de inflação se manterá estável, ou mesmo negativa, e em 2010 o Bundesbank prevê que não ultrapasse os 0,5%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host