! Governo português promove setor turístico em Barcelona - 07/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/06/2009 - 11h34

Governo português promove setor turístico em Barcelona

Lisboa, 7 jun (Lusa) - Portugal mostra-se em Barcelona, Espanha, na próxima semana numa iniciativa destinada a cativar turistas espanhóis, em que marcará presença o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

"Fizemos um avultado investimento - cerca de dois milhões de euros - para alargar a campanha Descubra um Portugal Maior a Espanha e, depois da apresentação em Madrid, fazemo-la agora em Barcelona", disse à Agência Lusa o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que irá participar em diversas iniciativas, sobretudo a terceira edição de "Portugal Convida", já segunda-feira.

A iniciativa coincide com as comemorações do Dia de Portugal (10 de junho), o que lhe confere "um capital de importância ainda maior", considerou.

"Há um envolvimento da prefeitura de Barcelona e o próprio presidente do Parlamento da Catalunha estará presente, o que reforça não só a ligação que existe entre os dois países, mas sobretudo o interesse que Espanha tem manifestado por Portugal", disse.

A mostra inclui um ciclo de conferências sobre temas que como arquitetura, arte contemporânea, escultura e espetáculos e enologia.

"Vamos ter um enólogo, Rui Falcão, que vai dar conta da forma como o próprio desenvolvimento do vinho tem acontecido em Portugal e em que medida é que pode ser importante na nossa estratégia de comunicação com Espanha", afirmou.

O secretário de Estado espera também que o fato de Espanha estar atravessar um momento difícil, com as pessoas "menos disponíveis para fazerem viagens longas", possa resultar numa maior procura por Portugal.

"Esta campanha insere-se numa campanha mais larga. O mercado espanhol é o nosso principal emissor e tem apresentado sinais de alguma fragilidade. O que se impõe fazer é atuar e ser pró-ativo e é isso que estamos a fazer", declarou Bernardo Trindade.

Na semana passada, em Madrid, foi desenvolvida uma ação em parceria com "El Corte Inglés" que permitirá realizar uma quinzena de gastronomia em 71 centros comerciais, indicou.

Além de uma nova imagem de Portugal será também divulgado em Barcelona o programa "Allgarve", que decorre de maio a novembro.

Entre as novidades a apresentar aos espanhóis este ano no âmbito do "Portugal Convida 09" está a instalação de uma escultura de arte pública do artista plástico Xana, no topo do Paseo de Gracia, um concerto dos Real Combo Lisbonense e um ciclo de conferências que contará com o arquiteto Eduardo Souto Moura, o fotógrafo Fernando Guerra, o comissário de arte contemporânea João Pinharanda e a presidente da Experienta Design, Guta Moura Guedes. Haverá ainda um ciclo de cinema dedicado a Edgar Pêra, uma conferência de vinhos e um concurso de fado amador.

No último dia 1° foi anunciado pelo secretário de Estado o lançamento de uma campanha de promoção turística no valor de 7,5 milhões de euros para atrair mais turistas para Portugal.

A campanha foi decidida em reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística, que juntou Bernardo Trindade, os responsáveis do Turismo de Portugal e os diretores das regiões de turismo, na qual foi feita uma avaliação positiva sobre as campanhas promocionais de Portugal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host