! Economia mundial está em 'via de estabilização', diz banco - 08/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/06/2009 - 08h34

Economia mundial está em 'via de estabilização', diz banco

Basileia, Suíça, 8 jun (Lusa) - A esperança de uma estabilização da economia mundial surgiu no segundo trimestre de 2009, em função do regresso à aplicações de risco por parte dos investidores, indicou o Banco Regulador Internacional (BRI).

Os mercados ainda não regressaram aos seus níveis de antes da crise de setembro do ano passado, data da falência do banco norte-americano Lehman Brothers, destacou o banco central dos bancos centrais em sua análise trimestral.

O desmoronamento do Lehman Brothers provocou um congelamento dos empréstimos entre bancos e levou à queda acentuada dos mercados financeiros mundiais.

"Os primeiros sinais de esperança de que o mais duro passou, tanto para a crise financeira como para a recessão econômica, reavivaram a apetência para o risco entre os investidores" entre o fim de fevereiro e maio, considerou o BRI.

Os mercados registraram um reinício de atividade e os prêmios de risco baixaram durante este período, apesar dos "principais indicadores econômicos se manterem a níveis extremamente baixos".

O BRI atribui este ganho de confiança aos múltiplos planos de salvamentos no sector bancário, lançados em vários países, bem como às medidas tomadas pelos bancos centrais, que reduziram as suas taxas diretoras.

Para os empréstimos interbancários, "as condições continuaram retificar-se" até ao fim de maio, segundo a instituição financeira.

Apesar de ser demasiado cedo para falar de um regresso à normalidade, registrou-se "um regresso progressivo da confiança" no mercado da dívida, de acordo com o relatório.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host