! BC europeu prevê retomada da zona do euro só em 12 meses - 11/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/06/2009 - 10h20

BC europeu prevê retomada da zona do euro só em 12 meses

Berlim, 11 jun (Lusa) - A recessão na zona do euro é "longa e profunda" e a retomada só ocorrerá daqui a 12 meses, prognosticou nesta quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE), que não exclui nova crise bancária se o crescimento econômico tardar ainda mais.

"Após uma fase de estabilização no decorrer deste ano, só são de esperar taxas de crescimento positivas, em comparação homóloga dos trimestres, em meados do próximo ano", afirma-se no relatório mensal do BCE, publicado hoje em Frankfurt (Alemanha).

O prognóstico refere-se também aos efeitos nocivos da recessão na zona euro, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho, confirmando assim recentes declarações do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

O BCE considerou também a atual taxa de um por cento dos juros básicos, a mais baixa de sempre, "adequada" à situação, uma vez que, a médio prazo, a inflação "deverá ser atenuada pela fraca atividade econômica".

Quanto ao mercado de trabalho, sofrerá os efeitos retardados da recessão, "porque em média dura seis meses até a má conjuntura se refletir no emprego", diz-se ainda no relatório do BCE.

O banco central recomenda ainda que as ajudas públicas ao "lay-off" ou ao trabalho parcial para evitar maior desemprego ou o fechamento de empresas "devem ser provisórias e limitadas na sua dimensão", caso contrário, poderão ter também consequências negativas, devido à sobrecarga das contas públicas.

"Além disso, diminuem os estímulos para empresários e trabalhadores aplicarem fatores de produção noutros setores econômicos, de forma mais racional", adverte o BCE, considerando "importante" que haja flutuação de força de trabalho entre empresas e ramos econômicos, "para aproveitar investimentos lucrativos que surjam no decorrer da retomada".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host