! Bird amplia previsão de queda do PIB mundial para 3% - 11/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/06/2009 - 16h56

Bird amplia previsão de queda do PIB mundial para 3%

Washington, 11 jun (Lusa) - O Banco Mundial (Bird) reviu nesta quinta-feira em baixa as previsões para o PIB mundial, estimando contração de 3% este ano devido às "perspectivas cada vez mais sombrias" da atividade dos países em desenvolvimento.

Esta previsão foi publicada por causa do G8, o grupo dos países mais industrializados do mundo, cujos ministros das Finanças vão se reunir nesta sexta-feira e no sábado em Lecce, na Itália.

A previsão anterior do Banco Mundial publicada em finais de março estimava uma contração de 1,75% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

"A economia mundial vai contrair-se este ano mais do que o inicialmente se previa e os países pobres vão continuar a ser duramente atingidos por múltiplas tensões econômicas", salientou num comunicado o presidente do Bird, Robert Zoellick.

O responsável do Banco Mundial disse também que "a maior parte dos países em desenvolvimento" vão igualmente ver o seu PIB contrair-se e estarão confrontados com "perspectivas cada vez mais sombrias", a menos que as suas exportações cresçam, as remessas dos emigrantes aumentem e o investimento estrangeiro aflua a estes países daqui até ao final de 2010.

O Bird estima que "a economia mundial deverá retomar o crescimento durante 2010", mas que "o ritmo da retoma é, por enquanto, incerto".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host