! Confiança do empresário alemão tem melhor nível em 3 anos - 16/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

16/06/2009 - 08h42

Confiança do empresário alemão tem melhor nível em 3 anos

Berlim, 16 jun (Lusa) - O índice de confiança dos investidores e dos analistas alemães subiu em junho para 44,8 pontos contra 31,1 no mês anterior, atingindo um máximo de três anos, segundo o instituto de conjuntura Zew.

A subida, pelo oitavo mês consecutivo, foi superior às expectativas dos analistas consultados pela agência de informações financeiras Bloomberg, que apontavam, em média, para uma leitura nos 35 pontos positivos.

O subíndice que avalia as condições correntes também subiu, para -89,7 pontos após 92,8 negativos em abril, um resultado que foi também superior às expectativas dos analistas que apontavam para -92,6 pontos.

A desaceleração da queda da produção na indústria transformadora e uma melhora da confiança empresarial são sinais de que o pior da recessão poderá ter passado na maior economia da Europa.

O bom comportamento dos mercados bolsistas, com o principal índice da bolsa de Frankfurt - o DAX - em recuperação de 35% após registrar o pior resultado dos últimos cinco anos, está também favorecendo uma melhoria da confiança, de acordo com analistas consultados pela Bloomberg.

O índice ZEW do sentimento econômico mede as expectativas daqui a seis meses.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host