! Economia portuguesa terá contração marcada este ano, diz BC - 16/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

16/06/2009 - 16h37

Economia portuguesa terá contração marcada este ano, diz BC

Lisboa, 16 jun (Lusa) - A evolução da economia portuguesa deverá, este ano, sofrer uma "contração marcada", de acordo com o relatório publicado na tarde desta terça-feira pelo Banco de Portugal.

No documento, que avalia o estado da economia em 2008 e faz algumas previsões para este ano, constata-se que, no ano passado, "o perfil intra-anual de crescimento do PIB foi caracterizado por uma trajetória claramente descendente ao longo de 2008, com particular destaque para a queda abrupta e severa verificada no quarto trimestre".

O relatório explica que "a desaceleração do PIB no último trimestre [de outubro a dezembro] foi generalizada a todas as suas principais componentes, tendo-se observado uma forte queda em volume da FBCF [Formação Bruta de Capital Fixo] e das exportações de bens e serviços".

O documento continua concluindo que, "dadas a magnitude e a natureza dos choques subjacentes a esta evolução, a contração marcada da economia portuguesa tenderá a persistir em 2009".

O Banco de Portugal diz ainda que "um dos traços marcantes de 2008 foi a inversão do processo de consolidação estrutural das contas públicas, após dois anos de significativa consolidação". Mesmo reconhecendo que Portugal não é caso único na estratégia de aumentar a despesa pública para estimular a economia, a instituição liderada por Vítor Constâncio frisa a necessidade de "adoção de estratégias que permitam o retorno a trajetórias de consolidação orçamental"

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host