! Títulos da Bolsa lusa acompanham Europa e fecham negativos - 17/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/06/2009 - 15h10

Títulos da Bolsa lusa acompanham Europa e fecham negativos

Lisboa, 17 jun (Lusa) - O principal índice da Euronext Lisboa, o PSI 20, recuou 2,41% no pregão desta quarta-feira, quebrando o nível dos 7.000 pontos, com 6.910,00 pontos, numa sessão de quedas generalizadas também no resto da Europa.

Entre os 20 papéis que integram o indicador, a Portugal Telecom foi o único título da Bolsa portuguesa com uma valorização. Todos os demais encerraram com perdas.

Assim como as congêneres europeias, que tiveram grande pressão vendedora concentrada nos títulos dos setores bancário e de recursos naturais, esta foi a quarta sessão consecutiva de queda do PSI 20.

Os títulos dos bancos foram dos mais penalizados, com o BPI (que tem o Itaú como acionista) perdendo 4,776%, o BCP (maior banco luso privado) caindo 3,562%, e o BES (ligado ao Bradesco) recuando 3,15%.

As construtoras Teixeira Duarte e Mota Engil recuaram mais de 4%, depois de o ministro luso das Obras Públicas Transportes e Comunicações ter dito que o governo decidiu adiar para a próxima legislatura a conclusão dos concursos anunciados referentes ao trem de alta velocidade.

A concessionária de rodovias Brisa (acionista da brasileira CCR) perdeu 1,56%, depois de a empresa ter considerado que o adiamento do concurso da rede ferroviária de alta velocidade não é positivo porque vai implicar maiores custos para as empresas concorrentes.

A Portugal Telecom foi a única empresa do PSI 20 que resistiu às quedas, com uma valorização de 0,374%, para 6,17 euros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host