! UE lança programa de expansão para empresas latinas - 17/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/06/2009 - 15h40

UE lança programa de expansão para empresas latinas

São Paulo, 17 jun (Lusa) - A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), lançou nesta quarta-feira, em São Paulo, um programa para promover a internacionalização de pequenas e médias empresas (PME), com a colaboração de parceiros europeus.

Trata-se da quarta etapa do Programa AL-Invest, com investimentos de 18,7 milhões de euros, até 2012, que será implementada por instituições que apoiam empresas de vários países.

No Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade patronal que representa o setor, coordenará o consórcio "Internacionalização e competitividade das PME do Mercosul, do Chile e da Venezuela".

O consórcio executará projetos que se enquadrem nas linhas básicas do programa, como a participação em eventos internacionais, encontros de negócios, troca de experiências e capacitação empresarial.

Para obter os recursos, as empresas interessadas devem encaminhar suas propostas à rede de Centros Internacionais de Negócios, instalados em todas os Estados brasileiros, destacou a CNI num comunicado.

Os outros dois consórcios serão liderados pela mexicana Nacional Financeira, que executará projetos no México e na América Central, e a boliviana Câmara de Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, que trabalhará na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

Desde o início do programa AL-Invest, mais de 87 mil PME de cerca de 25 setores da América Latina foram beneficiadas, num investimento de 144 milhões de euros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host