! FMI aprova pacote de 1,95 bi de euros para Guiné-Bissau - 20/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

20/06/2009 - 17h35

FMI aprova pacote de 1,95 bi de euros para Guiné-Bissau

Bissau, 20 jun (Lusa) ? O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a aprovação de um plano de 1,95 bilhão de euros de apoio ao programa econômico para 2009 do governo da Guiné-Bissau.

O plano foi aprovado sob o programa de Assistência de Emergência Pós-Conflito (EPCA, sigla em inglês), que promove o reforço da capacidade institucional e administrativa, "necessária para sustentar a recuperação económica", indica o banco em comunicado.

"O apoio do FMI através da EPCA é uma peça-chave dos esforços concertados internacionais para garantir assistência financeira à Guiné-Bissau", afirma organização, sediada em Wasghinton, Estados Unidos.

O vice-diretor do FMI, Murillo Portugal, considerou que a Guiné-Bissau enfrenta uma "extremamente difícil situação econômica e fiscal".

"Algum progresso foi feito durante o programa da EPCA em 2008 na reforma fiscal e na gestão mas os desenvolvimentos económicos globais, especialmente a menor procura e os preços das exportações, deverão arrefecer significativamente o crescimento e pressionarem a balança de pagamentos, num quadro fiscal já apertado", disse o brasileiro Murillo Portugal.

O FMI encontrou sinais encorajadores de "recentes progressos nas reformas estruturais", que demonstraram que "as autoridades têm capacidade para implementar o programa proposto".

"Um forte compromisso da comunidade internacional é essencial para o sucesso do programa apoiado pela EPCA", defendeu Portugal, deixando a porta aberta a um eventual perdão da dívida, caso se verifique um desempenho satisfatório do programa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host