! Retomada da economia deve ser em 2010, diz BC europeu - 21/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

21/06/2009 - 10h13

Retomada da economia deve ser em 2010, diz BC europeu

Paris, 21 jun (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, reafirmou neste domingo que a retomada da atividade econômica no mundo deverá acontecer durante 2010, mas alertou para a persistência de "incertezas e riscos".

"Assistimos neste momento a uma desaceleração da diminuição da atividade", declarou numa entrevista à rádio francesa Europe 1.

"O primeiro trimestre foi muito mau, os trimestres seguintes serão menos maus até o final do ano, o que deverá nos levar perto da estabilidade em termos de atividade", indicou.

"Deveremos registar a retomada da atividade positiva no próximo ano", disse, acrescentando: "É o que toda a gente diz".

Entretanto, Trichet destacou "ser um erro pensar que está escrito de antemão: há incertezas, há riscos".

"O futuro é o que todos nós vamos fazer, nós consumidores, nós investidores, nós autoridades públicas, nós empresas privadas: muito depende da energia com a qual vamos implementar o que já foi decidido", acrescentou o presidente do BCE.

Frisando que as nações não estão em condição de aumentar mais as dívidas, Trichet voltou a insistir sobre a necessidade de retomar as políticas de redução dos déficits no próximo ano se a economia voltar a crescer.

As decisões sobre a regulação financeira tomadas no Conselho europeu de Bruxelas de quinta e sexta-feira constituíram "um passo importante", considerou ainda Trichet.

"Vivemos um episódio da economia internacional que é extremamente revelador de fragilidades que não são aceitáveis", disse, acrescentando: "Não nos seria perdoado voltar a arrancar com o mesmo nível de fragilidades".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host