! BC europeu cede quantia recorde para dar liquidez a bancos - 24/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/06/2009 - 11h14

BC europeu cede quantia recorde para dar liquidez a bancos

Frankfurt, 24 jun (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) cedeu nesta quarta-feira 442,24 bilhões de euros aos bancos para gerar liquidez no sistema, naquela que foi a sua primeira operação de financiamento a um ano, uma das medidas mais arrojadas tomadas pela instituição para estimular o crédito.

No total, 1.121 bancos pediram créditos sobre doze meses com taxa fixa de 1%, indica a instituição num comunicado. Todos os pedidos foram atendidos.

A taxa euribor a 12 meses caiu hoje para um mínimo histórico de 1,57%.

O montante ultrapassa o recorde anterior de dezembro de 2007, quando o BCE emprestou 349 bilhões de euros numa operação de financiamento que correu durante duas semanas.

Os mercados esperavam um afluxo de pedidos. Para os bancos, a operação a um ano constitui com efeito uma boa oportunidade, talvez a última, para obter liquidez a este preço por um período longo.

Trata-se de uma estratégia do BCE para concentrar esforços na luta contra a pior recessão na Europa desde a 2ª Guerra Mundial e dar liquidez ao sistema bancário, que representa cerca de três quartos da indústria financeira da região.

Além disso, o banco cortou a taxa de juros para um mínimo histórico e começará no próximo mês a comprar 60 bilhões de euros em obrigações para ajudar a liberar o crédito.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host