! Kotler sugere criação de agência para promover cidade lusa - 24/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/06/2009 - 12h23

Kotler sugere criação de agência para promover cidade lusa

Faro, 24 jun (Lusa) - Um dos maiores especialistas mundiais em marketing, Philip Kotler, sugeriu a criação de uma agência de marketing de Portimão (Algarve, sul de Portugal), formada por uma equipe multidisciplinar que identifique o que chama de "balas de prata".

Kotler é o principal palestrante da Conferência Internacional sobre Marketing Territorial, que acontece nesta quarta-feira em Portimão e que marca o início da elaboração do Plano de Marketing Territorial da cidade.

Considerado o pai do marketing, Kotler sugeriu perante uma plateia repleta de prefeitos, empresários e acadêmicos que o sucesso de um local depende da correta identificação dos seus pontos fortes, aquilo a que chama de "balas de prata".

São estas "balas", diz o norte-americano, que chamam "a atenção do mundo" e que podem ser tanto monumentos ou outros espaços, como personalidades proeminentes daquela comunidade ou histórias capazes de cativar os turistas.

Como exemplo, Kotler citou a cidade de Bilbao, no norte de Espanha, cujo principal atrativo atualmente é o Museu Guggenheim, projetado por Frank Gerry e cujo edifício é quase "mais interessante do que as obras que mostra".

A identificação de ícones, histórias, monumentos ou eventos que marquem a diferença do local deve, segundo Kotler, ser criada por uma equipe estabelecida através de uma parceria público-privada.

O time seria formado por autoridades públicas locais, agentes do turismo, empresários, acadêmicos, cidadãos proeminentes na comunidade e meios de comunicação.

Promoção

Outra das pistas deixadas por Kotler para tornar uma cidade atrativa é utilizar o potencial da internet na promoção de determinado destino, sendo que os próprios residentes ou especialistas locais poderiam fazê-lo.

"Se uma cidade não tem um vídeo de cinco minutos no You Tube com a descrição do local e locais que podem ser visitados, está a perder uma oportunidade", afirmou, destacando que vivemos num "mundo visual".

A globalização e a possibilidade de comunicação instantânea revolucionaram definitivamente o turismo, afirma, lembrando que qualquer turista pode colocar em redes sociais como Twitter ou Facebook suas impressões sobre determinado local.

Um dos maiores gurus mundiais da área focou ainda a necessidade de uma cidade ou região identificar que grupos de turistas quer atrair (homens de negócios, eco-turistas, entre outros) e desenhar um plano que consiga cativá-los.

Neste contexto, o norte-americano comparou as cidades com diamantes, que possuem várias faces e que podem atrair turistas através de diversos segmentos: sol e mar, natureza, negócios, esporte, entre outros.

Kotler afirmou ainda a importância da criação de um slogan atrativo para a cidade, que poderia ser escolhido através de um concurso de ideias lançado aos cidadãos, experiência que já aconteceu com cidades como New Jersey, nos Estados Unidos.

O norte-americano lembrou também que a Europa possui cerca de 100 mil comunidades que competem pelos visitantes que chegam de todo o mundo e que o sucesso de determinada região ou cidade depende da criatividade local.

A conferência marca o início da elaboração do Plano de Marketing Territorial de Portimão, cuja coordenação vai estar a cargo do Centro Internacional de Pesquisa em Território e Turismo (CIITT) da Universidade do Algarve.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host