! PIB português deverá encolher 4,5% neste ano, prevê Ocde - 24/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/06/2009 - 08h27

PIB português deverá encolher 4,5% neste ano, prevê Ocde

Paris, 24 jun (Lusa) - A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Ocde) espera que o Produto Interno Bruto (PIB) português tenha uma queda de 4,5% este ano e 0,5% em 2010, de acordo com as últimas previsões divulgadas nesta quarta-feira na capital francesa.

A estimativa é pior do que a de Lisboa, que aponta para uma contração de 3,4% este ano, e também mais pessimista do que a da Comissão Europeia, que antecipa uma queda de 3,7%.

"Apesar de um programa de consolidação orçamental, o déficit de 2,6% do PIB registrado em 2008, já foi maior do que se esperava devido ao forte impacto da recessão no último trimestre do ano passado", esperando-se que, este ano, a situação se "deteriore substancialmente".

A Ocde também diz que as "medidas tomadas de apoio à economia centrada no investimento público, no apoio às empresas e às exportações, e no apoio social, vai agravar diretamente o déficit de 0,8% do PIB em 2009".

Uma quebra acentuada da atividade vai cortar ainda mais as receitas, fazendo subir o déficit público acima dos 6% em 2009 e 2010.

Embora o aumento seja "principalmente cíclico", sobretudo do déficit estrutural e da dívida pública torna "crítico um plano de consolidação a médio-prazo credível".

Para 2010, a perspectiva da Ocde é mais favorável do que a da Comissão Europeia, que espera um recuo de 0,8% ainda da riqueza produzida em Portugal.

Para a organização, a taxa de desemprego deverá ficar em 9,6% neste ano e subirá para 11,2% no próximo ano.

"Condições de crédito restritivas, um mercado do trabalho a enfraquecer rapidamente, e uma baixa taxa de confiança dos consumidores vai reduzir o consumo", concluiu a Ocde.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host