! UE quer reforçar cooperação em transportes com a África - 24/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/06/2009 - 08h46

UE quer reforçar cooperação em transportes com a África

Bruxelas, 24 jun (Lusa) - A Comissão Europeia (braço executivo do bloco europeu) adotou nesta quarta-feira uma comunicação com vista a um reforço da cooperação entre Europa e África na área de transportes, propondo uma parceria estratégica que permita ao continente africano desenvolver as suas redes.

O objetivo passa pela conexão das redes transeuropeias e africanas de transportes, sustentando a Comissão que, "com infra-estruturas adequadas e serviços de qualidade, tanto entre os dois continentes como na própria África, os transportes tornar-se-ão um dos motores do desenvolvimento do continente" africano.

O executivo europeu lembra que apenas três aeroportos africanos figuram entre os 150 aeroportos do mundo com maior tráfego de passageiros.

Além disso, a densidade rodoviária continua fraca - 6,84 quilômetros de estradas por 100 quilômetros quadrados, contra 12 na América Latina e 18 na Ásia -, e que mais de 15 países africanos continuam a não dispor de rede ferroviária, entre os quais Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

"Esta situação pesa não apenas na economia dos países africanos como, em termos mais gerais, representa um travão ao seu desenvolvimento, no plano da saúde, da educação e do emprego", disse a Comissão.

Bruxelas diz que vai colocar à disposição dos seus parceiros africanos as experiências da política europeia de transportes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host