! Rússia e Angola buscam intensificar relações econômicas - 25/06/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/06/2009 - 10h28

Rússia e Angola buscam intensificar relações econômicas

Luanda, 25 jun (Lusa) - Angola e a Rússia querem fortalecer as suas relações econômicas que atualmente estão muito longe do potencial que existe, limitando-se Moscou a comprar diamantes e Luanda máquinas e metais.

A visita do presidente russo, Dmitri Medvedev, na sexta-feira, a Angola vai, como é vontade dos dois governos, servir também para movimentar o eixo comercial Moscou-Luanda sem esquecer a cooperação em áreas como a saúde, educação ou militar.

Atualmente, como já o admitiu o presidente da Agência Nacional para o Investimento Privado em Angola (ANIP), Aguinaldo Jaime, a presença da Rússia em Angola limita-se às áreas dos diamantes e ao setor bancário, com apenas uma instituição russa ativa no mercado angolano.

Segundo ele, diante deste cenário, é escassa a relação comercial e econômica perante "um potencial muito grande".

Uma das razões para a fraca troca comercial entre os dois países foi apontada pelo embaixador russo em Angola, Serguey Nenachev, com o fato de ambos serem grandes produtores de petróleo e este constituir o motor das relações de Moscou e Luanda com os outros países.

O reduzido fluxo comercial limita-se à importação de diamantes por parte da Rússia e de maquinaria, equipamentos e metais por parte de Angola, informou ainda o diplomata russo.

A presença em Luanda de Medvedev surge como consequência natural da intensificação das relações bilaterais e, como define o protocolo, em resposta a uma visita do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, à Rússia em 2006.

Na sexta-feira, Luanda e Moscou vão ter em cima da mesa vários acordos nas áreas da cooperação econômica, técnico-científica, militar e comercial para o período 2009-2013, que incluem um de promoção e proteção recíproca de investimentos e formação de funcionários em áreas como a hotelaria, turismo e militar.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host