! Ministro luso ressalta importância das telecomunicações - 08/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

08/07/2009 - 21h08

Ministro luso ressalta importância das telecomunicações

Lisboa, 8 jul (Lusa) - O ministro português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, afirmou que as telecomunicações têm um importante papel na luta contra a crise econômica e financeira mundial.

O ministro, que falava na abertura da 1ª Conferência Ibero-Americana de Ministros das Comunicações, considerou "imperativo o diálogo e a cooperação, com vista à definição de uma resposta global e coordenada para afrontar a crise".

Esse diálogo, de acordo com Lino, principalmente em relação aos espaços econômicos regionais, é fundamental para reduzir "fosso digital que ainda se verifica a nível mundial".

"As TIC [tecnologias de informação e comunicação] e as telecomunicações têm trazido a Portugal e ao mundo em geral, enormes contribuições ao desenvolvimento econômico e social, nomeadamente através de aumentos de competitividade das empresas e das economias, bem como do reforço de sustentabilidade nos planos social e ambiental", defendeu.

Mário Lino ressaltou o "papel estruturante" das tecnologias de informação e comunicação na "construção de novos paradigmas" nas sociedades modernas, chamando a atenção dos ministros para a necessidade de uma reflexão sobre as comunicações na região ibero-americana, as políticas que estão sendo desenvolvidas e as áreas em que podem cooperar.

A conferência, da qual deverá sair uma declaração conjunta, insere-se na preparação da 19ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, sob o tema "Inovação e Conhecimento", em 30 de novembro e 1º de dezembro em Portugal.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host