! Ministro destaca diálogo entre empresários lusos e chineses - 11/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

11/07/2009 - 11h51

Ministro destaca diálogo entre empresários lusos e chineses

Lisboa, 11 jul (Lusa) - O ministro português da Economia e da Inovação, Teixeira dos Santos, destacou neste sábado no Fórum de Cooperação Econômica e Comercial Portugal-China o reforço do diálogo entre os empresários dos dois países.

"Com esta iniciativa reforçamos o diálogo entre os homens de negócios da China e os empresários portugueses", frisou o ministro, acrescentando que o evento servirá para "refletir sobre as reais potencialidades ainda a explorar" nas relações econômicas sino-portuguesas.

Além disso, Teixeira dos Santos se mostrou "agradado com a expressiva representação dos dois países", em alusão às 150 empresas portuguesas que participam na iniciativa promovida pelo AICEP, acompanhadas por 220 empresários chineses.

O fluxo do comércio entre os dois países atingiu 1,5 bilhão de euros em 2008, duplicando em relação a 2005, revelou o ministro luso.

Ele também que considerou que "há um sinal inequívoco que a cooperação entre Portugal e a China tem substância e perspectivas de futuro", apontando as áreas do comércio, do investimento e da cooperação econômica internacional.

Por outro lado, Chen Deming, ministro chinês do Comércio, admitiu que "ainda há algum déficit ao nível do investimento chinês em Portugal, que ainda é pequeno", mas garantiu que o seu governo "estimula as empresas chinesas a investirem em Portugal".

"Muitas empresas chinesas vão investir em Portugal e há complementaridade comercial entre Portugal e a China", considerou Deming, acrescentando ainda que "a crise financeira e económica ajuda a estimular a cooperação sino-portuguesa".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host