! BC luso prevê taxa de inflação negativa em 0,5% neste ano - 15/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/07/2009 - 09h39

BC luso prevê taxa de inflação negativa em 0,5% neste ano

Lisboa, 15 jul (Lusa) - A taxa de inflação portuguesa de 2009 deve ser negativa em 0,5%, mas sem que haja uma deflação, segundo as previsões do Boletim Econômico de Verão, divulgadas nesta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Esta nova previsão traduz-se num agravamento face à projeção avançada, em abril, no Boletim Econômico de Primavera de uma descida da taxa de inflação para este ano de 0,2%.

A instituição afasta, no entanto, um cenário de deflação, justificando que se tratará de "uma redução temporária e não generalizada" dos preços.

De acordo com o BdP, "a evolução da taxa de inflação é condicionada pela queda dos preços da componente energética do IHPC [Índice Harmonizado de Preços no Consumidor] de 7,2%".

Para 2010, o BdP prevê um aumento da taxa de inflação para 1,3%, essencialmente influenciado pelo "aumento dos preços de bens energéticos, num contexto de subida continuada do preço do petróleo, assim como uma ligeira aceleração dos preços dos bens não energéticos e serviços".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host