! Recessão em Portugal é melhor que na zona do euro, diz BC - 15/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/07/2009 - 11h47

Recessão em Portugal é melhor que na zona do euro, diz BC

Lisboa, 15 jul (Lusa) - O presidente do Banco de Portugal (BdP) disse nesta quarta-feira no Parlamento que a recessão em Portugal é "ligeiramente melhor" do que nos restantes países da região de moeda única, mas destacou que se trata da "maior recessão das últimas décadas".

"É a maior recessão das últimas décadas, quer para nós, quer para a área do Euro", disse Constâncio durante a apresentação do boletim econômico de Verão, na comissão parlamentar do Orçamento e Finanças.

Os técnicos do BdP foram mais otimistas do que os economistas ouvidos terça-feira pela Agência Lusa, que esperavam uma ligeira revisão em baixa das projeções econômicas para este ano.

O BdP estima uma contração do PIB de 3,5% em 2009 e 0,6% em 2010. "Não vemos informação recente que justifique qualquer revisão em baixa das nossas previsões", disse Constâncio.

Ele acrescentou que a evolução mais recente dos dados permite considerar que "parecem ter acabado as revisões em baixa". A situação, frisou, "parece estar a estabilizar".

"O risco em torno destas previsões é, no entanto, descendente. Isto é, a realidade pode ser um pouco pior do que o previsto", admitiu.

Por outro lado, a inflação sofreu uma revisão nas previsões do BdP, com a instituição prevendo para este ano uma inflação negativa de 0,5%.

Constâncio afastou, no entanto, um cenário de deflação, justificando que se trata de "uma redução temporária" dos preços.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host