! Portugal Telecom anuncia investimentos da Vivo no Brasil - 16/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

16/07/2009 - 16h06

Portugal Telecom anuncia investimentos da Vivo no Brasil

Brasília, 16 jul (Lusa) - O presidente da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, disse nesta quinta-feira que a Vivo, operadora detida em partes iguais pela empresa portuguesa e pela Telefonica, vai investir neste ano cerca de R$ 2,6 bilhões no Brasil.

"No ano passado, investimos o mesmo valor, o que significa que, em dois anos, a Vivo está investindo no Brasil cerca de R$ 5 bilhões", afirmou.

"Isso é uma grande manifestação de confiança na economia", afirmou o executivo, numa entrevista coletiva, após um encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Zeinal Bava frisou a Lula da Silva o interesse da PT em desenvolver, no Brasil, projetos sociais como os que o grupo tem atualmente em Portugal, principalmente o "E-Escola".

"Temos sido pioneiros em Portugal na massificação do acesso à banda larga e do acesso ao computador a todas as crianças que estão na escola", disse.

"Vim essencialmente reafirmar que toda essa capacidade, esse know-how e todo esse desenvolvimento que nós fazemos em Portugal, seria uma honra para nós colocar à disposição também aqui no Brasil", salientou.

Zeinal Bava ressaltou que o Brasil tem atualmente 49 milhões de estudantes e que a PT realizou, há cerca de seis meses, um projeto-piloto informático em Salvador para apoiar crianças carentes.

O executivo disse, entretanto, que a carga tributária na telefonia móvel de terceira geração "é muito elevada", no Brasil, representando em torno de 44% das receitas de serviços.

"Do nosso ponto de vista, a democratização do acesso à terceira geração ou à internet, por meio do telefone celular, tem que ser feita obrigatoriamente através de alguma redistribuição dessa carga tributária", disse.

"É impossível colocar o Brasil na linha da frente no melhor que se faz no mundo em internet de banda larga e na penetração do computador sem tarifários mais atrativos para os consumidores", afirmou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host