! Consumo português atinge em junho 3° mês seguido de alta - 17/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

17/07/2009 - 09h59

Consumo português atinge em junho 3° mês seguido de alta

Lisboa, 17 jul (Lusa) - A economia portuguesa registrou melhorias no consumo pelo terceiro mês consecutivo em junho, com o indicador de atividade econômica recuando em valores semelhantes aos de maio, segundo dados que o Banco de Portugal (BdP) divulgou nesta sexta-feira.

Nos indicadores de conjuntura, o Banco de Portugal anuncia uma subida de 0,8 pontos no indicador coincidente do consumo privado, face ao mesmo mês de 2008, indicando o terceiro mês consecutivo de aumento do consumo das famílias portuguesas.

O indicador que mede a confiança dos consumidores também registrou uma melhoria, pelo quarto mês consecutivo, passando de -46 (maio) para -41 pontos.

O ritmo de evolução do indicador coincidente mensal da atividade econômica em Portugal manteve o mesmo registro dos últimos quatro meses, com uma ligeira melhoria em relação a maio. Em junho recuou 2,8%, quando no mês anterior havia recuado 2,9%.

O indicador coincidente de atividade sintetiza a informação relativa ao Produto Interno Bruto (PIB), ao volume de vendas no comércio a varejo, às vendas de veículos comerciais pesados, às vendas de cimento, ao índice de produção da indústria transformadora, à situação financeira das famílias, às novas ofertas de emprego e ao enquadramento externo.

O sentimento econômico foi outro dos indicadores que registrou uma melhoria, tendo subido pelo segundo mês consecutivo, de 70,9 pontos em maio para 71,4 pontos em junho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host