! Armazenamento faz preço do petróleo oscilar, diz Opep - 18/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/07/2009 - 11h09

Armazenamento faz preço do petróleo oscilar, diz Opep

Luanda, 18 jul (Lusa) - O Presidente em exercício da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Botelho de Vasconcelos, declarou em Luanda que existe "muito petróleo armazenado", o que faz com que os preços oscilem no mercado internacional.

O também ministro dos Petróleos de Angola falava aos jornalistas durante uma visita realizada sexta-feira à Feira Internacional de Luanda (FILDA), que decorre até domingo na capital angolana e que dedicou esse dia ao setor petrolífero.

"É nesse quadro que o petróleo subiu a 72 dólares norte-americanos. Baixou a 58 dólares e atualmente parece fixar-se nos 72, o que mostra haver uma volatilidade que não satisfaz os exportadores", salientou o presidente da Opep.

Nesse sentido, considera fundamental que se encontre um nível de equilíbrio no preço para que as várias economias possam desenvolver-se sem "grandes sobressaltos".

O ministro angolano assegurou que os países-membros da organização estão cumprindo com os cortes de produção estabelecidos pela Opep em Maio deste ano, em Viena (Áustria).

Segundo o responsável máximo da Opep, o cumprimento dos cortes de produção pelos países-membros tem variado entre os 78% e 80%, numa ação que já reduziu consideravelmente a volatilidade antes registrada no mercado internacional do petróleo.

"Os estudos e as projeções que têm sido feitos são realizados com alguma ponderação, por sentir-se que ainda existem situações especulativas no mercado", frisou.

O setor dos petróleos em Angola, assinalou o governante, é responsável por 90% das exportações do país, 80% das receitas e 53% do Produto Interno Bruto (PIB).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host