! Embaixadores de 35 países estudam investimentos no Douro - 18/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/07/2009 - 10h49

Embaixadores de 35 países estudam investimentos no Douro

Rio Douro, 18 jul (Lusa) - Embaixadores de 35 países e cinco continentes participam neste final de semana de uma visita ao vale do Douro, para avaliar do seu potencial turístico e econômico enquanto destino internacional.

A iniciativa recebeu a designação "O Mundo no Douro" e é promovida pela estrutura de missão criada pelo Governo português para potenciar o desenvolvimento integrado da região que em 2001 recebeu o estatuto de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Ricardo Magalhães, chefe da Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro, afirma que, "oito anos depois, já passou tempo suficiente para se tirar melhor partido desse estatuto" e é altura de "atrair investimento à base daquilo que marca a economia regional - o vinho".

Envolvendo uma estratégia concertada entre esse organismo, o Museu do Douro e o Turismo do Douro, o convite dirigido ao corpo diplomático propõe-se, por um lado, familiarizá-los com os principais produtos de uma região que "está a apostar na qualificação e exportação dos seus vinhos - numa perspectiva que ultrapassa o vinho do Porto - em que essa promoção já acontece há muitos anos".

Por outro lado, como cita Ricardo Magalhães, a iniciativa pretende também valorizar a oferta turística da paisagem duriense: "Qualquer destino, para se tornar conhecido no mundo, tem que assumir um conjunto de projetos de promoção e animação que, paulatinamente, afirmam esse destino".

O responsável da Missão Douro adianta que "já há projetos turísticos em análise e em fase de estudos prévios", à base de investimento espanhol, e, no que se refere à iniciativa portuguesa, destaca a nova unidade hoteleira que está sendo criada no Pinhão, no edificado da Casa do Douro.

"Atualmente, o Douro não chega a ter 2500 camas", observa Ricardo Magalhães, acrescentando que o objetivo é "chegar às 4000 ou 4500" em 2013.

Em 2008, a região registrou 250 mil dormidas, mas, também a esse nível, o objetivo da Missão Douro é "chegar às 450 mil e aumentar a estadia média, que agora é só de um dia".

A iniciativa "O Mundo no Douro" é organizada pela empresa Douro Azul, que, hoje e domingo, conduz a comitiva num navio-hotel.

A bordo, estão previstas apresentações técnicas para revelar aos embaixadores as potencialidades turísticas e oportunidades de investimento da região.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host