! Instituto alemão rejeita existência de crise de crédito - 22/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

22/07/2009 - 08h21

Instituto alemão rejeita existência de crise de crédito

Berlim, 22 jul (Lusa) - O crédito às empresas está aumentando "lenta mas seguramente" na Alemanha, onde não há provas da existência de uma crise do crédito, indica estudo do instituto de conjuntura alemão ZEW.

Os receios de uma crise do crédito "não estão suportados pelos fatos atualmente disponíveis", explica Michael Schroeder, coordenador da pesquisa sobre os mercados financeiros internacionais do instituto.

"Tanto o nível absoluto como a taxa de crescimento em volume do crédito comparado como o ano anterior contradizem a ideia de um credit crunch na Alemanha", afirma.

O volume de crédito na Alemanha, excluindo os empréstimos ao governo e interbancários, têm crescido solidamente desde o início de 2008, indica o ZEW.

"E isto apesar da recessão e dos seus efeitos negativos sobre a procura de crédito das sociedades", frisa.

Os bancos privados regionais estão mais preparados para emprestar do que os grandes bancos, e os empréstimos a menos de cinco anos estão aumentando em volume mais do que os empréstimos a longo prazo, mostra o estudo.

O ZEW precisa que analisou dados sobre crédito do Banco Central Europeu e do Bundesbank (banco central alemão) no relatório.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host