! Indústria na zona do euro tem menor contração em 10 meses - 24/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/07/2009 - 09h10

Indústria na zona do euro tem menor contração em 10 meses

Londres, 24 jul (Lusa) - A atividade na indústria e nos serviços na zona do euro registrou em julho a menor contração em dez meses, dando mais um sinal de que a economia europeia pode ter estabilizado, segundo dados da Markit Economics.

O índice composto nestes dois setores, calculado pela Markit, subiu em julho pelo quinto mês consecutivo, situando-se nos 46,8 pontos, o valor mais alto dos últimos dez meses, contra os 44,4 pontos de junho.

Este índice é baseado num inquérito junto dos gestores de compras em sociedades de ambos os setores e uma leitura abaixo dos 50 pontos indica uma contração da atividade.

No entanto, esta subida pode indiciar que a economia europeia está a dar alguns sinais de estabilização, depois de ter registrado no primeiro trimestre a maior contração em 15 anos.

O índice Markit para a indústria transformadora subiu para 46 pontos em julho contra os 42,6 pontos registrados em junho, superando as estimativas dos economistas, cuja média de previsões se situava nos 43,5 pontos.

Já o índice dos serviços subiu para os 45,6 pontos em junho, contra os 44,7 em junho, acima das estimativas dos economistas, cuja média de previsões apontava para os 45 pontos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host