! Crédito na zona do euro tem pior nível de crescimento - 27/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/07/2009 - 08h22

Crédito na zona do euro tem pior nível de crescimento

Frankfurt, 27 jul (Lusa) - Os empréstimos às famílias e às empresas na zona do euro cresceram em junho ao ritmo mais lento da história da região de moeda única, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central Europeu (BCE).

Os empréstimos ao setor privado subiram 1,5% em relação ao ano anterior, a taxa mais baixa de crescimento homólogo desde que se iniciaram os registros em 1991, após uma subida de 1,8% em maio.

O indicador de massa monetária M3, que o BCE utiliza como indicador da inflação futura, desacelerou para 3,5%, o patamar mais baixo desde abril de 1997, após 3,7% em maio.

A recessão global está levando as empresas a redimensionar seus investimentos. Por outro lado, os bancos estão mais cautelosos ao emprestar dinheiro.

O BCE, que cortou as taxas de juro para um mínimo histórico, está emprestando aos bancos todo o dinheiro que pretendem até 12 meses e começou a comprar obrigações num esforço para dinamizar o mercado do crédito.

Nos três meses até junho, a taxa de crescimento anual do M3 caiu para 4,1% contra 4,6% nos três meses acabados em maio, indicou o BCE.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host