! Lucro da EDP Renováveis cresce 32% no 1º trimestre - 29/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/07/2009 - 11h32

Lucro da EDP Renováveis cresce 32% no 1º trimestre

Lisboa, 29 jul (Lusa) - O lucro da EDP Renováveis (EDPR) subiu 32% nos primeiros seis meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, para 65,6 milhões de euros, anunciou nesta quarta-feira a empresa portuguesa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a subsidiária da EDP explica que o crescimento foi sustentado pelo aumento da sua capacidade instalada, que conduziu ao crescimento da produção de eletricidade e dos resultados da empresa.

Entre janeiro e junho, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, apreciações e amortizações) da EDPR avançou 19%, atingindo 270,8 milhões de euros.

Segundo a empresa, a margem bruta cresceu 24%, para 355,9 milhões de euros. O bom resultado é explicado pelo crescimento de 33% da produção de energia elétrica, totalizando 5,25 GWh.

A EDPR se beneficiou ainda de um "portfólio diversificado", que lhe permitiu reduzir a exposição aos atuais preços de mercado, acrescentou.

"No primeiro semestre de 2009, mesmo considerando a sazonalidade e a volatilidade do recurso eólico, a EDPR conseguiu novamente entregar um fator de capacidade acima da média do mercado, o que comprova a qualidade de suas usinas eólicas", afirma a companhia.

Investimentos

Os investimentos no primeiro semestre do ano atingiram 913 milhões de euros na Europa e EUA, o que fez aumentar a dívida líquida no período para 1,92 bilhão de euros.

Ainda assim, a EDPR destaca que "a dívida líquida representava apenas 20% do valor da empresa, o que demonstra a solidez do seu balanço".

No entanto, os custos operacionais dispararam 40%, chegando a 85 milhões de euros.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host