! Porto de Maputo amplia capacidade e cria linha para Ásia - 29/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/07/2009 - 15h24

Porto de Maputo amplia capacidade e cria linha para Ásia

Maputo, 29 jul (Lusa) - O porto de Maputo inaugurou uma nova linha marítima direta com o mercado asiático, através da dinamarquesa Maersk, considerada uma das maiores transportadoras do mundo, divulgou nesta quarta-feira a imprensa moçambicana.

Segundo o jornal Notícias, de Maputo, os operadores do comércio marítimo na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão deixar de depender exclusivamente dos serviços do porto de Durban, na África do Sul, nas suas relações com a Ásia.

Para inaugurar a linha, atracou no porto de Maputo na madrugada de terça-feira um navio com capacidade para transportar 1.623 contêineres.

A entrada do navio significa, segundo os operadores do porto de Maputo, uma grande capacidade instalada na infra-estrutura, agora aumentada para cerca de 300 mil toneladas.

As autoridades portuárias moçambicanas garantem que este tipo de operação vai se repetir pelo menos uma vez por semana.

A abertura da nova linha vai atrair mais carga para o porto de Maputo, tornando-o mais competitivo em relação a outros portos da região, como o de Durban e Richards Bay, ambos na África do Sul.

Paralelamente, haverá uma maior movimentação de carga por transporte ferroviário proveniente da Suazilândia, África do Sul, Zimbábue e outros países da região, que vinham usando exclusivamente o porto de Durban.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host