! Sustentabilidade é a nova aposta para turismo no Algarve - 29/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

29/07/2009 - 11h47

Sustentabilidade é a nova aposta para turismo no Algarve

Faro, 28 Jul (Lusa) - Uma rede de atrações turísticas que apostem na sustentabilidade ambiental e econômica é o grande objetivo do projeto "Algarve Sustentável", uma iniciativa coordenada pela Associação de Defesa do Patrimônio Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem).

Segundo João Ministro, dirigente da associação, este projeto procura criar opções complementares às caminhadas da Via Algarviana e inclui uma série de "intenções de ecoturismo", que incluem hotéis, ações de valorização ambiental, estacionamento de trailers e redes de dinamização de produtos locais, como mel e lichia.

A grande meta é criar uma "opção de qualidade" ao turismo de massas no litoral, com um "papel mais pragmático que aposte no desenvolvimento do interior algarvio", acrescentou.

Apesar da Almargem ser mais conhecida como associação ambientalista, para João Ministro o "Algarve Sustentável" representa também uma aposta em uma "nova estratégia de desenvolvimento" para a região que deve envolver toda a sociedade civil.

"Queremos captar toda a uma série de investimentos" com uma "estratégia de eficiência coletiva" e de "rentabilização de vários projetos complementares", acrescentou o dirigente. O projeto, orçado em 93,6 milhões de euros, conta com o apoio do Programa de Valorização Econômica de Recursos Endógenos (PROVERE) e integra uma série de projetos turísticos no interior algarvio, muitos deles em parceria com investidores privados.

Do montante total, 5,4 milhões de euros correspondem a 18 projetos âncora e o restante (88 milhões de euros) a 255 projetos complementares, de acordo com dados do ministério do Meio Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host