! Clima econômico em Portugal melhora pelo 3º mês seguido - 30/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/07/2009 - 09h04

Clima econômico em Portugal melhora pelo 3º mês seguido

Lisboa, 30 jul (Lusa) - O indicador de clima econômico voltou a aumentar em julho, pelo terceiro mês consecutivo, após ter atingido o mínimo histórico em abril, com a confiança dos consumidores acompanhando a tendência, anunciou nesta quinta-feira o Instituto nacional de estatística (INE).

Segundo os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e as Consumidores, os indicadores de confiança subiram em todos os setores.

"O indicador de confiança dos Consumidores reforçou o movimento ascendente observado desde abril, após ter registrado em março o mínimo histórico da série, iniciada em junho de 1986", explicou o INE.

O índice recuperou nos últimos três meses, beneficiado pela contribuição positiva de todas as componentes, destacando-se o caso das perspectivas sobre a evolução econômica do país e sobre a melhora do desemprego.

Por setores, o indicador de confiança da indústria transformadora retomou a trajetória ascendente iniciada em março, já que no mês passado havia sofrido uma ligeira queda.

Além disso, a área de construção e obras públicas foi beneficiada pela recuperação das opiniões sobre a carteira de encomendas e perspectivas de emprego. Já no comércio, o comportamento foi determinado pela recuperação em todos os subsetores, com destaque para o varejo nos últimos três meses.

No caso dos serviços, o aumento que se tem verificado no último trimestre, que recebeu maior impulso em julho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host