! Jornal luso anuncia demissão coletiva de trabalhadores - 30/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/07/2009 - 20h46

Jornal luso anuncia demissão coletiva de trabalhadores

Funchal, 30 jul (Lusa) - A Empresa Diário de Notícias (EDN) anunciou, em comunicado distribuído no Funchal, na Ilha da Madeira, que decidiu iniciar um processo de demissão coletiva para reduzir 13 postos de trabalho.

A edição local do Diário de Notícias, que é uma empresa centenária, justifica a medida invocando as dificuldades provocadas pelos reflexos da atual conjuntura econômica mundial.

"No mercado de jornais da Região Autônoma da Madeira, a crise vem sendo acrescida pela grave distorção das regras da concorrência praticada pelo Governo Regional através do Jornal da Madeira (JM)", diz o jornal.

A publicação critica as medidas adotadas para "liquidar o Diário de Notícias", apontando que a crise na Madeira "sofreu um forte agravamento a partir do ano de 2008 pela circulação gratuita do JM, pelo aumento da sua tiragem para 15 mil exemplares por dia - pagos pelo erário público à razão de cerca de 10 mil euros por dia - e com manutenção da mesma estrutura, do mesmo número de páginas e do seu caráter generalista".

"A EDN não se pode eximir da sua obrigação de garantir que o Diário de Notícias seja editado diariamente, pois - sendo uma publicação centenária - é o maior e mais influente diário regional do País", diz, em comunicado.

A empresa do DN afirma que implantou um conjunto de medidas que conduziram a uma redução de custos, mas que estas "se revelaram insuficientes para prosseguir aquele objetivo", pelo que foi necessário adotar "outras medidas adicionais".

"Pelas razões expostas, e, sobretudo, pela concorrência desleal praticada pelo Governo Regional através do JM - já reconhecida pela Autoridade da Concorrência -, a EDN foi forçada a tomar a decisão de iniciar ontem um processo de demissão coletiva com intenção de reduzir 13 postos de trabalho", conclui a mesma nota.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host