! Voo inaugural SãoTomé-Luanda da STP Airways é cancelado - 30/07/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

30/07/2009 - 16h40

Voo inaugural SãoTomé-Luanda da STP Airways é cancelado

Lisboa, 30 Jul (Lusa) - O voo inaugural da STP Airways entre São Tomé e Luanda, previsto para a próxima quarta-feira, foi cancelado devido a dificuldades em Angola na autorização da ligação aérea, disseram fontes ligadas à operação.

Rosa Neves, funcionária da companhia aérea são-tomense, disse à Lusa que a partida foi cancelada devido a "problemas em Angola" com a autorização do vôo.

O avião esteve na pista do aeroporto de São Tomé e depois do cancelamento voltou nesta quinta-feira para Lisboa.

Uma fonte oficial da companhia aérea adiantou em Lisboa que os passageiros foram encaminhados para o voo da TAAG São Tomé-Luanda, e assegurou que se mantém o voo da STP Airways marcado para quarta-feira da próxima semana.

"O voo não aterrou em Luanda esta semana, apesar de não haver nenhuma inconformidade. O que aconteceu foi que a transmissão de informação não estava a chegar em tempo oportuno e a companhia entendeu proteger os passageiros. Não fazia sentido nenhum ir a Luanda", adiantou.

A mesma fonte evitou fornecer detalhes sobre boatos de desentendimentos entre os institutos de aviação civil angolano e são-tomense, para quem remeteu explicações.

"Há um acordo negociado e assinado entre países e autoridades aeronáuticas. Da nossa parte está tudo pronto", frisou.

As autorizações legais foram negociadas entre os dois países e companhias aéreas, movidas pela reciprocidade de voos entre companhias aéreas de bandeira.

A STP Airways, que em parte é do Estado, tem direito a voar para Luanda, assim como a angolana TAAG voa para São Tomé.

A ligação entre as capitais são-tomense e angolana realiza-se às quartas-feiras e um bilhete de ida e volta terá uma promoção inicial de US$ 249. Além dos voos para Lisboa e, a partir de quarta-feira, para Luanda, a STP Airways faz a ligação interna com a ilha do Príncipe. A companhia são-tomense anunciou também a intenção de começar a voar para o Brasil.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host