! Cortiça é foco de nova rota turística no Algarve - 03/08/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

03/08/2009 - 11h02

Cortiça é foco de nova rota turística no Algarve

Faro, 3 ago (Lusa) - Uma rota turística inovadora que mostra o percurso da cortiça desde as cascas dos sobreiros a produção das garrafas é a nova proposta de São Brás de Alportel para levar turistas ao litoral da região do Algarve, no sul do país.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Museu do Trajo de São Brás de Alportel e é uma das muitas ideias que integram o pacote "Algarve Sustentável", um conjunto de iniciativas de desenvolvimento local para dinamizar o interior da região, uma zona que vive um pouco à margem do turismo de massas do litoral.

"Nós temos vivido nesse dilema de haver um Algarve desenvolvido onde há emprego e corre o dinheiro, muito sazonal, e um Algarve que está sempre na margem", afirmou o diretor do museu, Emanuel Sancho.

A nova Rota da Cortiça constitui "um produto turístico-cultural, composto por várias componentes que pretende ocupar, para já por um dia, um turista" que queira conhecer um pouco da história e tradição do produto, disse Sancho.

Os grupos de visitantes terão guias próprios e passarão por vários espaços, de plantações a fábricas passando por atividades mais artesanais. Contudo, sempre se tem em comum a cortiça, um produto que é também o símbolo da região, graças ao microclima local que faz dele o habitat natural dos sobreiros.

"Aqui em são Brás de Alportel estão reunidos todos os ingredientes: temos 150 anos de história ligados à cortiça" e "são gerações atrás de gerações que têm trabalhado" no setor, existindo "ainda dez fábricas em funcionamento, algumas com alta tecnologia", considerou Sancho.

Por isso, "tem toda a razão de ser um produto turístico baseado na cortiça", até porque a batalha é combater a desertificação, completou Sancho.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host