! Confiança na economia europeia sobe pela 5ª vez consecutiva - 28/08/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/08/2009 - 08h28

Confiança na economia europeia sobe pela 5ª vez consecutiva

Bruxelas, 28 ago (Lusa) - A confiança dos empresários e consumidores europeus voltou a melhorar em agosto pelo quinto mês consecutivo, tanto na União Europeia como na zona do euro, mais um sinal de que as economias da Europa poderão ter superado o pior da crise.

O indicador de sentimento econômico elaborado pela Comissão Europeia (braço executivo do bloco europeu) para os 16 países que utilizam o euro subiu para 80,6 pontos contra 76 pontos em julho, continuando a subida gradual desde o nível baixo recorde de 64,6 pontos, registrado em março.

Entre as maiores economias da UE, os sinais mais acentuados de melhoria na confiança foram vistos no Reino Unido, com mais 9,7 pontos, Holanda, com mais 7,6 pontos enquanto na Alemanha o acréscimo foi de 5,1 pontos.

Na UE a 27, o indicador subiu para 80,9 pontos em agosto contra 75 pontos no mês anterior.

"A recuperação do indicador da confiança dos empresários continuou, apoiada na forte subida das expectativas de produção e da avaliação por parte dos empresários dos livros de ordens", indica o órgão em comunicado.

Contudo, a Comissão alerta que "as reservas de bens produzidos, as expectativas de produção e os livros de ordens mantêm-se muito abaixo das suas médias de longo prazo".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host