! Economia portuguesa apresenta sinais de melhora em agosto - 28/08/2009 - Lusa - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

28/08/2009 - 08h55

Economia portuguesa apresenta sinais de melhora em agosto

Lisboa, 28 ago (Lusa) - O indicador de clima econômico "voltou a aumentar em agosto, regressando a um nível próximo do que apresentou em novembro de 2008", indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores.

Durante este mês, "os indicadores de confiança apresentaram um andamento positivo em todos os sectores, com exceção da Construção e Obras Públicas, em que se observou um agravamento ligeiro".

Assim, o indicador de confiança dos Consumidores portugueses "intensificou o movimento ascendente iniciado em abril, após ter registrado em março o mínimo histórico da série".

O Indicador de Clima Econômico, que junta a Indústria, Construção, Comércio e Serviços, mantém o movimento de recuperação, estando ligeiramente abaixo dos -1 em agosto, depois de ter atingido o mínimo em abril, com -3 pontos.

Analisando mais de perto o Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores, verifica-se que, "em agosto, o indicador de confiança dos Consumidores reforçou o movimento ascendente iniciado em abril, apresentando o valor mais elevado desde o final de 2007". Em Março, aliás, "este indicador tinha atingido o mínimo da série iniciada em junho de 1986".

A melhoria na confiança nos últimos quatro meses resulta da "contribuição positiva de todas as componentes". Assim, depois de em março ter chegado aos -51, este indicador começou a recuperar para os -34,3. Em julho estava nos -39,3 e em junho tinha estado nos -43,5.

O INE destaca ainda que "o andamento observado em todas as componentes nos últimos meses foi iniciado após ter sido registrado o valor mais desfavorável da série respectiva".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host