UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/09/2009 - 16h45

Brasil vira mercado prioritário de empresas portuguesas de TI

São Paulo, 9 set (Lusa) ? O Brasil é um "mercado prioritário" para a internacionalização de empresas portuguesas do setor de tecnologia da informação (TI), ao lado de Angola e Espanha.

A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada recentemente entre as empresas do setor, em Portugal, e apresentada nesta quarta-feira durante a visita de uma missão empresarial portuguesa, em São Paulo.

"O maior interesse manifestado (na pesquisa) foi pelo Brasil, pela dimensão que representa este mercado e pela proximidade cultural", afirmou João Lacão, organizador da missão empresarial.

O alvo da internacionalização do setor incluiu ainda os países africanos de língua oficial portuguesa, principalmente Angola, além da Espanha, pela proximidade geográfica com Portugal.

"A mensagem difundida consiste em desenvolver um produto, criar referências nacionais (em Portugal) e atravessar pelo menos os Pireneus, essa é a palavra de ordem", afirmou.

O responsável mostrou "bons exemplos" de Portugal na adoção de novas tecnologias, como os terminais ATM, Multibanco, o sistema Via Verde e o computador Magalhães, "atualmente com grande disseminação nas escolas".

João Lacão frisou que o processo de internacionalização das empresas portuguesas do setor de tecnologia da informação deve incluir o estabelecimento de parcerias com empresas locais.

"O que nos traz ao Brasil é que as empresas se conhecessem mal, há oportunidade de negócios que está a ser perdidas", salientou o diretor da Anetie, associação portuguesa que representa o setor.

Fernando Fernandes, que também integra a missão, divulgou que a internacionalização é prioridade para as empresas do setor por causa da pequena dimensão do mercado português.

"Sem a internacionalização, não conseguiremos fortalecer o setor de tecnologia e informação", salientou o diretor da entidade que representa 80 empresas, com faturamento anual de 1,5 bilhão de euros.

Integram ainda a missão empresarial portuguesa representantes de 21 companhias, seis delas já com negócios no Brasil, sendo três com escritórios em São Paulo.

A missão participa da Mostra Tecnológica de Portugal, evento que incluiu seminário, rodada de negócios, apresentação de produtos e visitas a centros de desenvolvimento.

De São Paulo a missão empresarial portuguesa viaja para o Rio de Janeiro, onde participa da Rio Info 2009, um dos principais eventos brasileiros do setor, que ocorrerá até dia 11.
Hospedagem: UOL Host